Início Notícias

RIOgaleão Cargo conquista a Recertificação CEIV Pharma, da IATA

13/11/2019

O RIOgaleão Cargo acaba de conquistar a Recertificação CEIV Pharma, da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), que atesta terminais logísticos que apresentam qualidade e confiabilidade em serviços prestados à indústria farmacêutica. Ao conquistar a primeira certificação, em 2016, o RIOgaleão tornou-se o único aeroporto das Américas a possuir a CEIV Pharma da IATA. A Recertificação confirma o pioneirismo do RIOgaleão e reconhece a manutenção das boas práticas adotadas no terminal, infraestrutura e processos de armazenamento de produtos farmacêuticos, incluindo os que exigem temperatura controlada, além do constante treinamento de profissionais envolvidos.

A certificação CEIV Pharma, da IATA, é um programa adotado mundialmente que consiste em auditorias e treinamentos técnicos. O processo de certificação precisa ser revalidado a cada três anos. Para conquistar a Recertificação, as equipes do RIOgaleão Cargo passaram por uma série de treinamentos da IATA, que abrangem as tendências mais recentes para garantir operações de alta qualidade pertinentes à qualificação e especialização de processos e equipes.

As capacitações abordaram temas como gerenciamento de riscos, auditoria interna, análise de não conformidades, gestão de mudanças, controles operacionais e SLA’s. Todos os conteúdos foram revisados com base em requisitos relacionados ao Sistema de Gestão da Qualidade, e com total foco no atendimento às melhores práticas do setor de carga aérea, para armazenamento, aceitação e manuseio dos produtos farmacêuticos

– A busca por excelência precisa ser um exercício permanente. A conquista da Recertificação CEIV Pharma mostra que estamos mantendo nosso foco na superação, para prestar sempre os melhores serviços aos nossos clientes, adotando as melhores práticas na movimentação de produtos do setor farmacêutico – afirmou Patrick Fehring, diretor do RIOgaleão Cargo.

Responsável por ministrar os workshops “Temperature Controlled Cargo Operations” e “Audit, Quality and Risk Management for Temperature Control Cargo”, a validadora da IATA Carmen Martínez destacou o comprometimento da equipe do RIOgaleão Cargo no processo de Recertificação. Juntos, os dois workshops totalizaram mais de 64h de treinamento, intercalando conteúdo teórico, dinâmicas de grupo e visitas técnicas às instalações de temperatura controlada dos terminais.

– Foi um prazer compartilhar oito dias de trabalho duro e entusiástico com a equipe do aeroporto RIOgaleão. O time é comprometido com a excelência e plenamente ciente das necessidades dos produtos farmacêuticos e serviços relacionados. A alta gerência também está envolvida com as necessidades de melhorias contínuas, e este curso comprovou o interesse de ampliar e melhorar o conhecimento e a troca de experiências em todos os níveis de equipe, algo extremamente importante para cumprir os requisitos do setor farmacêutico de forma consistente – disse a instrutora Carmem Martínez.

CEIV Pharma (Centre of Excellence for Independent Validators)

O certificado atesta que o armazenamento e o transporte de produtos da indústria farmacêutica estão sendo realizados em conformidade com as melhores práticas e normas operacionais adotadas no mercado internacional, garantindo ainda mais qualidade aos serviços oferecidos e à integridade da cadeia fria, além de reduzir os riscos e custos logísticos para os clientes deste setor estratégico. O certificado CEIV Pharma apoia os terminais logísticos a apresentar a qualidade e confiabilidade em seus serviços para as empresas do ramo farmacêutico, favorecendo o crescimento de novos negócios neste setor.

O segmento farmacêutico ocupa a segunda colocação no TOP 5 de importação do RIOgaleão Cargo, representando 17% da movimentação do terminal de cargas. Próximo dos principais centros farmacêuticos da América Latina, o RIOgaleão recebe 20% da carga total do setor no Brasil, em peso.