Início Notícias

Governo distribui em Macapá medicamentos do protocolo terapêutico para covid-19

04/11/2020

São mais de 170 mil comprimidos, sendo 37.944 potes de ivermectina e 3.334 potes de cloroquina para unidades de saúde estaduais e municipais da capital.

Publicado Terça-Feira, 3 de Novembro de 2020, às 15:32 | Fonte Governo do Amapá

Maksuel Martins

Medicamentos vão reforçar unidades estaduais e municípais de saúde que são referência para o atendimento de pacientes com a covid-19.

O Governo do Amapá distribuiu medicamentos do protocolo terapêutico da atenção primária da covid-19 para reforçar unidades de saúde estaduais e municipais de Macapá. As medicações vão garantir o atendimento para pacientes no início dos sintomas da doença causada pelo novo coronavírus.

A distribuição, que iniciou no dia 29 de outubro e foi finalizada nesta terça-feira, 3, atende, na capital, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte e o Centro de Triagem Avançada do Hospital de Emergência (HE, administrados pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Além das Unidade Básicas de Saúde (UBSs) Lélio Silva, Álvaro Corrêa e Santa Inês, dentre outras administradas pela Prefeitura de Macapá.

Ao todo, estão sendo disponibilizados para as unidades responsáveis pelo primeiro atendimento mais de 170 mil comprimidos, sendo 37.944 potes com quatro comprimidos cada de ivermectina e 6 mg por unidade (com quatro compimidos em cada pote); e 3.334 potes de Cloroquina de 450mg (com seis comprimidos em cada pote).

A secretária- adjunta de Enfrentamento à covid-19, Maracy Andrade, explicou que a medida busca reforçar as unidades para o início precoce do tratamento e evitar o agravamento.

Essa é uma determinação do governador Waldez Góes, para garantir o atendimento inicial aos pacientes com sintomas da doença. Faço um chamado à população: Ainda temos o vírus circulando, é preciso seguir com todas medidas de higiene e manter o distanciamento social, alertou a secretária Maracy.

Ampliação de leitos

Frente ao aumento dos casos, medidas de combate à doença estão sendo reforçadas. Nesta segunda-feira, 3, Waldez Góes anunciou a instalação de mais 88 novos leitos para atender pacientes com o novo coronavírus no Centro Covid HU. que concentra o atendimento de internação para casos graves,

Ainda no mês de outubro, o chefe do Executivo estadual, autorizou o aumento de leitos de retaguarda para pacientes com doença. O Centro Covid HU passou para 68 leitos.

Protocolo terapêutico da atenção primária

O protocolo terapêutico foi desenvolvido pelo comitê médico amapaense e adotado pelos profissionais de saúde da rede de atendimento à covid-19. Os médicos têm autonomia para prescrever logo nos primeiros sintomas as medicações que o protocolo sugere nos primeiros dias de sintomas ou também de forma profilática.