Início Notícias

Distribuidora de medicamentos e farmácia são interditadas em Campos

13/05/2021

O objetivo era averiguar denúncias sobre tráfico de medicamentos controlados

12 de Maio de 2021 | 17h21

Uma farmácia e uma distribuidora de medicamentos foram interditadas nesta quarta-feira (12), em Travessão e Guarus. A Operação Tarja Preta contou com agentes do GAP/ MPRJ. O objetivo era averiguar denúncias sobre tráfico de medicamentos controlados.

O primeiro lugar fiscalizado foi uma farmácia em Travessão, a qual se encontrava com a licença da Vigilância Sanitária vencida desde 2019 e outras irregularidades. O estabelecimento foi autuado e interditado.

A outra fiscalização ocorreu numa distribuidora de medicamentos localizada em Guarus, onde foi verificado que a mesma encontrava-se com a licença da vigilância sanitária vencida desde 2018.

Além disso, foi constatado que a mesma vendia medicamentos para diversas farmácias irregulares de Campos e região, incluindo medicamentos controlados tais como anabolizantes e psicotrópicos, inclusive fornecendo para uma farmácia já interditada na Operação Tarja Preta, cujo proprietário foi conduzido a delegacia.

Conforme legislação vigente, as distribuidoras somente podem comercializar medicamentos para estabelecimentos licenciados, devendo exigir a apresentação da licença da vigilância sanitária do estabelecimento comprador antes de realizar a transação e entrega dos medicamentos.

Também foram flagradas outras irregularidades no armazenamento dos medicamentos, tais como exposição a radiação solar, temperatura elevada e fraude no monitoramento da temperatura, constando às 14h anotação de aferição atual, máxima e mínima tomada às 17h do mesmo dia.

Os medicamentos controlados não possuíam controle de entrada e saída, a sala de armazenamento dos mesmos permanecia destrancada com livre acesso.

A distribuidora foi autuada e interditada, sendo determinado o recall de todos os medicamentos distribuídos sem autorização. Os medicamentos controlados foram apreendidos e entregues a autoridade polical da 146ª DP de Guarus.