Início Notícias

6 cuidados na armazenagem dos medicamentos

04/11/2020

Farmacêutico alerta sobre o hábito do brasileiro de armazenar medicamentos em casa
03/11/2020 - 3h10min

Por
Aline Prestes

Medicamentos são substâncias químicas que auxiliam na prevenção e tratamento de diversas doenças, aliviando sintomas e muitas vezes curando males. Porém, o seu uso deve se dar de maneira adequada e conforme a orientação de um profissional competente, como um médico ou farmacêutico.

Conforme o farmacêutico, coordenador dos cursos de Farmácia e Práticas Integrativas e Complementares do Centro Universitário Internacional Uninter, Vinícius Bednarczuk de Oliveira, os medicamentos, são responsáveis pelo aumento da sobrevida da população.

“Doenças não tão complexas, que antes podiam levar um paciente a óbito, hoje podem ser tratadas com medicamentos cada vez mais seguros e eficazes”, aponta.

Apesar disso, Vinícius alerta para o hábito do brasileiro de armazenar medicamentos em casa, a famosa ‘farmacinha’. “O armazenamento deve ser feito da maneira adequada para evitar acidentes, garantindo também que o medicamento não estrague antes do vencimento”, ressalta.

Em razão disso, o farmacêutico listou 6 dicas práticas para auxiliar no armazenamento correto dos seus medicamentos.
Confira:
Armazene-os em local de difícil acesso para crianças e animais de estimação, evitando acidentes e intoxicações; Evite guardar em locais com muita umidade, como banheiro ou na cozinha, onde ocorrem mudanças bruscas de temperatura; Se utilizar porta-comprimidos, mantenha-o limpo e com o medicamento identificado, evitando ingerir o comprimido errado; Mantenha os medicamentos nas embalagens originais, facilitando a identificação, armazenagem da bula e acesso a validade; Armazene na geladeira, apenas aqueles que forem orientados a guardar a frio, evite deixar na porta para evitar mudanças de temperatura; Medicamentos vencidos devem ser descartados no local correto, como em algumas farmácias que dão o destino adequado.